Crazy things for an ordinary life without Jesus Christ. Note: sometimes English Español Português. Enjoy!
segunda-feira, 30 de julho de 2018
Um Relato de Superação e Vitória
Hola, que tal?!
Não tenho pontuação adequada em Espanhol, por isso usei essa mesma, tão abrasileirada!
Vamos oa que interessa: no post anterior comentei sobre medos e superações. Quem mais precisava disso do que eu, à vespera de um grande desafio, morrendo de medo como estava, buscando fugir a todo custo de uma enorme responsabilidade que por fim acabei enfrentando?
Pregações são assim também. Por isso amo estar na classe das crianças na escola bíblica dominical, porque tudo o que vem de estudo para ensinar é primeiro aprendido, assimilado e até mesmo testado na minha vida pessoal antes de ser passado às crianças.
Na preparação das mensagens também. Com raras exceções, vemos os pregadores comentarem que Deus fala primeiro ao seu coração, não pense você que leva sermão à toa, não, muitos deles são para o próprio ministro da palavra, depois para o público ouvinte.
Que bom, pois aquele também foi nessa base, serviu demais para me encorajar e dirigir um carro em São Paulo. Meu medo se justificou por ser um carro de outra pessoa que o colocou a venda - isso aumentou ainda mais a minha responsabilidade, pois um arranhão se quer mudaria drasticamente o seu valor de mercado!
Se fosse meu, tudo bem, e o pior é que ele de fato está em meu nome, mas é porque meu primo precisava receber o carro como um pagamento e ele não estava na capital, fiz a gentileza de colocar em meu nome para tirar a posse do antigo dono e ao vender repasso o dinheiro ao dono atual, ou seja, real.
Tudo em família, inclusive a confiança master que ninguém jamais teve nem eu mesma sobre mim no volante! E para minha alegria, foi o pior dos desafios, quem conhece uma cidade com mais de 13 milhões de pessoas, muitas delas pelas ruas e avenidas diariamente, sabe do desafio que é dirigir aqui.
Precisava trocar a placa e o local era de difícil acesso, ainda por cima aqui não tem um horário menos apertado, é sempre um agito terrível, carro, ônibus, caminhão, moto, bicicleta, tudo junto e misturado o tempo todo ao redor de você, motorista bom ou ruim, novato ou velhaco, o desafio é o mesmo para todos.
Antes eu havia buscado o carro e no dia seguinte levei na vistoria veicular, tudo bem perto, sem muita aventura. Mas atravessar para o outro lado da Marginal Tietê, embora não tenha pegado o via principal passei por cima dela, é sempre uma loucura de trânsito, não tinha jeito.
Meu desespero foi tanto que pedi ajuda para mil pessoas, nenhuma se dispôs a encarar, pois quando relatei que o carro estava a venda, foi o mesmo que pedir: bata o carro para você ver só o que te acontece! Pânico geral - espalhei o terror a todos os meus melhores amigos, novos ou velhos. Nem para ir comigo no banco do carona eles se dispuseram, ninguém quis se quer participar como testemunha ao meu lado!
É assim mesmo quando Deus quer estar a sós com você.
Passo por isso diversas vezes na vida e até sei quando vai acontecer!
Não é que as pessoas me abandonam, é que Deus tem algo em particular e não precisa de testemunhas para que certa aventura seja só na intimidade com Ele.
De fato sofri, mas cresci, aprendi sobre um lado a mais da minha própria confiança que antes dessa eu não tinha.
Uma pessoa me disse: você foi até a África e está com medo de passar o bairro? Sim, era perto, mas tinha que atravessar a ponte e esse era sem dúvida o meu maior medo, e olha que eu não tinha pensado nos detalhes como a pista excusiva de ônibus, andar ao lado deles e dos caminhões que fazem uma parede ao seu redor, no caminho de volta, caso o GPS não funcionasse - o que de fato aconteceu, em caminhar a 10 por hora em horário de rush, que dura o tempo todo em certas vias, nas motos cortando o caminho ao seu lado, em trocar de pistas se precisasse virar alguma esquina e..... tantos outros detalhes que nem me lembro mais agora.
Dirigir em Sampa exige muito de um motorista, imagine uma velhaca inexperiente como eu! Mas quer saber de uma coisa?
Orei, declarei a palavra de bênção sobre a minha vida, declarei os principais versículos bíblicos sobre aquela situação, consagrei aquele movimento ao Senhor, dediquei aquela vitória a Deus, atribuindo a Ele toda honra e glória por vencer aquele desafio, me enchi de coragem e ousadia no Senhor e enfim peguei o elevador rumo ao estacionamento.
Ajeitei tudo por uns cinco minutos parada ali mesmo, e ali mesmo já deixei o motor morrer. Na subida para a calçada de novo, e ao sair, fui meio grosseira ao cantar o pneu. No primeiro farol, morreu de novo e asim formos. Disse: já chega de barbeiragem, estou aqui em postura de mulher vencedora em Cristo, já deu a cota de vexame por hoje, agora é concentração e frieza nos movimentos, como uma mulher bem sucedida age.
Assim acabou a agonia e fui bem melhor!
1.Pensamento positivo: antes de sair de casa orei e me vi guiando o carro pelo trajeto que deveria fazer. Embora não o soubesse muito bem, olhei no mapa e mentalizei o que queria ver - mapa metal é a chave do primeiro passo rumo ao seu sucesso. Ele antecede a sua vitória porque ela começa na sua mente.
2. Atitude positiva: errei nos primeiros minutos, mas não me descontrolei, ao contrário, corrigi as atitudes alinhando com o que estava dentro da minha mente, em foco nos meus melhores pensamentos. Respirei fundo, falei com Deus mais uma vez relembrando da Sua palavra de promessa, ela estava no meu pensamento o tempo todo - agir de acordo com o mapa mental.
3. Sentimento alinhado com o mapa mental - controle emocional que veio de dentro para fora. Não basta só pensar, mas o agir de acordo faz com que suas emoçoes estejam controladas de dentro para fora com a ajuda do Espírito Santo de Deus - por meio dele você domina o seu próprio espírito e o mantém alinhado com a sua vitória. É extremamente importante esse domínio sobre pensamentos, atitudes e emoções.
Mesmo com um pouco de medo você deve agir como quem pode dominá-lo. É asim que ele passa a ser controlado e vencido!
Na terça-feira passada ouvi o pastor Guilherme dixer que é do pescoço para cima que você controla o resto do seu corpo, e é verdade!
Tanto o medo como a coragem, a covardia como a ousadia, nascem na sua mente. O controle da situação está no mesmo lugar. Deixe que a sua imaginação vença o desafio antes mesmo de você entrar em cena.
Foi exatametne assim que eu consegui passar no exame de moto em 2015. Não me lembro se relatei aqui, acho quenão porque esse blog nasceu depois, mas eu já tinha esse conceito em mente.
Antes das últimas aulas eu ficava alguns segundos ou minutos sentada no meu sofazinho preferido, na antiga casa da mamãe, no interior de São Paulo, pensando em como eu gostaria de dirigir a moto no dia do teste final.
Passava diversas vezes o trajeto naminha mente com perfeição, relembrava cada instrução do meu professor, cada aceleração, cada curva, cada movimento delicadamente, focava na perfeição - e assim foi.
Isso me acalmou bastante, me ajudou a me tranquilizar e adquirir confiança em mim mesma. Isso é de extrema importância para quem precisa superar um desafio, uma dificuldade qualquer.
Antes disso me lembre de 2013, como foi gigantesca a pressão para apresentar a minha dissertação de Mestrado. Chcance única que poderia me custar 24 meses de curso. quem não é aprovado perde todo esse tempo e dinheiro, é obrigado a refazer tudo por inteiro, fora o vexame da reprovação que é algo tão raro de acontecer, mas que acontece!
Pior é que alguns imprevistos foram deixando a minha finalização do trabalho para em cima da hora, restando muito pouco tempo para o ensaio da minha defesa.
Fiz e refiz os slides por mil vezes até encontrar um formato ideal, que eu estivesse á vontade para apresentar.
Morri de medo de convidar os amigos e colegas de curso ou de trabalho, mas finalmente deu coragem e enviei um e-mail a todos que de alguma forma acompanharam minha jornada acadêmica.
Choveu demais no dia, era uma segunda-feira, oito horas da manhã. quem mais apareceu além de mim e das professroras avaliadoras? Ninguém, ou melhor, dois calouros, apenas.
Por fim a apresentação foi um sucesso, tive elogios que me renderam um orgulho "master", uma nota excelente, um alívio que valeu por uma grande lição de autoconfiança.
Sou boa no que faço, melhor ainda quando realmente me preparo e mais ainda quando mentalizo o que preciso.
Quero muito ensinar pessoas a usar essa capacidade do criar o seu mapa mental antes de agir numa situação de risco e melhor se preprar para momentos de superação. Sei que posso e já tenho experiências o bastante para contar.
Assim vai ser, e já visualizo isso, no curso de comunicação que pretendo aplicar em SP antes de voltar para BH, ou seja, em breve.
Quero ajudar pessoas a superar o medo e a dificuldade de falar em público apresentando técnincas de controle emoncional, acima de tudo, e de oratória, que é uma das minhas habilidades teóricas, nem tanto prática, mas de boa técnica.
Vai ser um sucesso!
Um dos meus outros segredos é a comunhão com Deus que anda em alta - buscar não apenas em momentos de maior necessidade, mas o tempo todo estar em contato com aquele que realmente pode me salvar quando preciso, louvar e adorar por isso o tempo todo reconhecendo seu poder e seu amor por mim é um bom começo.
Fica a dica!!!
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todo comentário é bem-vindo!